Poços de Caldas, Quinta-feira, 24 de setembro de 2026
A próxima viagem começa aqui
Uma proposta de Zuenir Ventura que quase levou jornalista goiano ao Rio
Brasil

Uma proposta de Zuenir Ventura que quase levou jornalista goiano ao Rio

Em 1989, o escritor ofereceu ajuda para encontrar trabalho e hospedagem, mas um aumento salarial adiou a mudança e ela não aconteceu.

Uma conversa sobre uma resenha acabou abrindo a possibilidade de uma mudança para o Rio de Janeiro. Em 1989, Zuenir Ventura telefonou para um jornalista que trabalhava no Diário da Manhã, em Goiânia, e ofereceu ajuda para que ele encontrasse emprego na cidade, possivelmente no Jornal do Brasil. O escritor também disse que poderia hospedá-lo inicialmente em sua casa.

O contato ocorreu na portaria do jornal, onde havia um telefone. Uma funcionária avisou que alguém chamado Zuenir queria falar com o jornalista, que não reconheceu o nome e chegou a desconfiar de um trote. Ao atender, ouviu que a ligação vinha do Rio de Janeiro.

A ligação e a resenha

Ventura explicou que Washington Novaes havia passado a ele o telefone da redação. Os dois jornalistas tinham trabalhado juntos na edição de um livro-caderno sobre a Ferrovia Norte-Sul, produzido na segunda metade da década de 1980 com a participação de Britz Lopes, Fábio Nasser, Carmo Bernardes, Eloí Calage e Antônio Soh.

O motivo da ligação era a resenha escrita pelo jornalista sobre o livro “1968 — O Ano Que Não Terminou”, cuja primeira edição é de 1989. Ventura disse ter gostado do texto, especialmente da identificação de erros, e afirmou que faria as correções. Também pediu “desculpas” pelas falhas, mas o jornalista nunca verificou se elas foram corrigidas.

Durante a conversa, Ventura perguntou sobre a formação do interlocutor. Ele era formado em Jornalismo e em História, além de ter iniciado Filosofia. Também fazia parte da primeira turma da Universidade Federal de Goiás, a de 1981, cuja aula inaugural foi dada por Marilena Chauí. O paraninfo da turma de Jornalismo havia sido Washington Novaes.

A decisão que não avançou

Depois da ligação, o jornalista conversou com Novaes, que recomendou a ida ao Rio e disse que Ventura poderia orientá-lo na cidade. Com essa recomendação, ele procurou Batista Custódio, editor-geral do Diário da Manhã, e comunicou que pretendia deixar Goiânia.

A reação inicial foi de desconfiança. Custódio interpretou a decisão como uma tentativa de conseguir aumento salarial. No dia seguinte, porém, chamou o jornalista à sala, na presença de Luiz Contart, e propôs elevar seu salário antes de retomar, dali a dois meses, a conversa sobre a mudança.

O acordo encerrou a possibilidade de transferência. Aos 27 anos, o jornalista decidiu permanecer em Goiânia e nunca mais voltou a falar com Zuenir Ventura. Ele continuou lendo os livros do escritor, mas não voltou a resenhá-los.

A relação com Washington Novaes prosseguiu. Os dois tinham o hábito de ler o Estadão e a Gazeta Mercantil, jornais nos quais Novaes escrevia. O jornalista afirma que aprendeu com ele a observar com mais atenção os temas ligados ao meio ambiente.

O arquivo do Diário da Manhã está no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. A localização da resenha dependeria de uma busca no acervo, que também é associado a Carlos Higa e Jales Mendonça.

Texto produzido pela Redação Trilha de Viagem com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

NewsletterCinco leituras por manhã.

Mais lidos

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5