Poços de Caldas, Quinta-feira, 1 de outubro de 2026
A próxima viagem começa aqui
Flávio Ataliba alerta que restrição às bets pode ampliar mercado ilegal
Brasil

Flávio Ataliba alerta que restrição às bets pode ampliar mercado ilegal

Economista defende regulação com limites às apostas e alerta para a migração de jogadores compulsivos a plataformas clandestinas.

A restrição às bets, se adotada sem planejamento, pode empurrar apostadores compulsivos para plataformas ilegais e dificultar o controle do mercado, avalia o economista Flávio Ataliba, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ataliba defende que o país aguarde os efeitos da regulação e adote mecanismos para reduzir o comportamento compulsivo, em vez de simplesmente proibir os cassinos online. Para ele, a medida pode produzir mais efeitos negativos do que positivos.

“Quem migra para os sites ilegais são as pessoas mais compulsivas na hora de jogar”, afirmou o economista. Na avaliação dele, o apostador casual tende a não ser o principal grupo afetado pela migração para plataformas clandestinas.

Mercado ilegal e arrecadação

A Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL) estima que cerca de 41% das apostas feitas no país já ocorram em sites ilegais. A entidade prevê que esse percentual possa chegar a 78% e 82% com a proibição dos cassinos online.

O presidente da ANJL, Plínio Lemos Jorge, afirmou que, entre junho e agosto deste ano, foram registrados pelo menos 13,7 novos domínios ilegais por dia. Ele também disse que empresas de bets podem recorrer à Justiça e cobrar da União indenização por danos materiais e morais.

A LCA Consultores avalia que a proibição pode comprometer receitas destinadas a políticas públicas. Em 2025, o setor regulado repassou R$ 45 milhões à Saúde para ações de prevenção e tratamento de danos associados ao jogo. Segundo a consultoria, educação e seguridade social também podem ser afetadas pela perda de repasses calculados sobre a receita bruta das apostas.

A empresa informou ainda que as 85 empresas autorizadas a operar pagaram R$ 30 milhões cada por licenças com prazo de cinco anos. O risco jurídico estimado é de, no mínimo, R$ 2,55 bilhões, valor correspondente às outorgas pagas pelas empresas.

Alternativa defendida pelo economista

Ataliba afirma que o governo deveria observar experiências de regulação em países europeus. Entre as medidas sugeridas estão aumentar o intervalo entre a decisão e a realização da aposta e limitar o volume apostado conforme o saldo bancário do usuário.

A proposta busca alterar a arquitetura dos sites de apostas, com mecanismos que dificultem a continuidade do jogo e das perdas. O economista também defende a criação de uma fricção maior no processo de aposta, reduzindo a velocidade das decisões tomadas sob efeito da emoção.

“Quanto menor o intervalo para a tomada de decisão, na emoção do jogo, maior é a propensão a apostar”, disse Ataliba.

O debate ocorre em paralelo à existência das loterias oficiais administradas pela Caixa Econômica Federal, como Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Timemania, Dupla Sena, Loteria Federal, Dia de Sorte, Super Sete e Loteca. O governo afirma que os recursos arrecadados são destinados a áreas como seguridade social, segurança pública, esporte, cultura e educação.

Ataliba considera que o vício em apostas pode retirar recursos da sobrevivência de pessoas pobres, mas avalia que uma proibição sem capacidade de fiscalização não resolve o problema. Para ele, a discussão deveria priorizar instrumentos de controle e proteção aos apostadores, sem depender de uma decisão tomada de forma açodada.

Texto produzido pela Redação Trilha de Viagem com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

NewsletterCinco leituras por manhã.

Mais lidos

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5